top of page

Autores

Johann Chapoutot.JPG

Johann Chapoutot

 

Professor de história contemporânea na Universidade de Sorbonne e especialista em Alemanha nazista, Johann Chapoutot publicou onze livros. Suas obras foram traduzidas para treze idiomas e premiadas na França e no exterior, incluindo os prêmios da Academia Francesa, Cherasco Storia, da Itália, e Yad Vashem International Book Prize for Holocaust Research.

Depois de estudar a noção de tempo entre os nazistas (Le National-socialisme et l'Antiquité, 2008, PUF), Chapoutot explorou a cultura normativa nazista (La Loi du sang. Penser et agir en nazi, 2014, Gallimard; La Révolution culturelle nazie, 2017, Gallimard), antes de questionar o papel do nazismo na sociedade ocidental contemporânea (Libres d'obéir. Le Management, du nazisme à aujourd'hui, 2020, Gallimard). Publicou também obras que oferecem uma reflexão geral sobre a história contemporânea (Le Grand Récit, 2021, PUF) e sobre a história da escrita (Les 100 mots de l'Histoire, 2021, PUF). Fluente em francês, alemão e inglês, lecionou e ministra regularmente palestras no exterior. Nomeado professor da Universidade de Sorbonne aos trinta e cinco anos, Chapoutot é um dos professores mais jovens a ser recrutado nesta universidade de quase mil anos.

IMG_9567.JPG

Juarez Tavares

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná, Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pós-doutor em Direito pela Universidade de Frankfurt am Main. Professor titular de Direito Penal da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor convidado da Universidade de Frankfurt am Main, da Universidade de Buenos Aires e da Universidade Pablo de Olavide (Sevilha). Professor honorário da Universidade de San Martin (Peru). Professor emérito da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. Portador da Medalha Cesare Beccaria da Société Internationale de Defense Sociale. Subprocurador-Geral da República aposentado.

Juliane Furno.jpg

Juliane Furno

Cientista social graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre e doutora em desenvolvimento econômico no Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora de economia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), é colunista do Jornal Brasil de Fato, educadora popular e trabalha como economista-chefe do Centro de Estudos de Economia (CEE), vinculado ao Instituto para a Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE).

bottom of page